PROTOVEGETARIANISMO

O que é?

O protovegetarianismo (“proto” do grego prõtos – “primeiro”, “primordial), é a fase que antecede ao vegetarianismo (sobretudo ao ligado a motivações éticas).
Embora se confunda muito com vegetariano, o protovegetariano não pode ser considerado um, pois ainda consome laticínios e/ou ovos, mel, gelatina e cochonilha. Dessa forma, termina se opondo ao vegetarianismo que é definido pela exclusão de todos os alimentos de origem animal.

 Quais os benefícios?

Ainda que o protovegetariano esteja um passo a frente do onívoro, somente com a abstenção total dos ingredientes de origem animal ele terá uma dieta de acordo com seus valores éticos, além de estar contribuindo para diminuição dos impactos ambientais causados pela pecuária. Logo, seu único benefício é ser o primeiro passo a adoção do vegetarianismo.

Diferenças entre protovegetariano e vegetariano

Carne  Ovos  Laticínios  Mel
Ovolactovegetariano 👍 👍 👍
Lactovegetariano 👍 👍

Vegetariano

 Vale salientar também, que deve-se tomar cuidado ao adotar o protovegetarianismo, para não acabar consumindo mais do que anteriormente alimentos de origem animal como medida de “repor” a carne. Assim, ao invés de contribuir para a diminuição do problema, você estará agravando o mesmo.

Referências:
Sociedade Vegana. Protovegetarianismo. Disponível em: http://sociedadevegana.org/
SANTOS, S. Protovegetarianismo e vegetusianismo. Disponível em: http://opiniaovegana.blog.br/