Projeto RECICL-ARTE

Vitrine de natal (Projeto RECICL-ARTE).png
O RECICL-ARTE, é um projeto de extensão da Universidade Savador (UNIFACS), coordenado pelo professor Chico Mazzoni. Através dele os alunos produzem arte a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Diminuindo assim a produção de lixo e consequentemente beneficiando o meio ambiente.

Desde que me deparei com a proposta do projeto fiquei ansiosa em participar, pois além de amar trabalhar com materiais recicláveis desde pequena, saber que de alguma forma isso seria valorizado me deixou muito feliz.

Vitrine de natal (Projeto RECICL-ARTE).png
Vitrine de natal do projeto RECICL-ARTE

As obras ficam expostas em uma vitrine que dá para entrada e o corredor da universidade, permitindo que outros alunos vejam as peças confeccionadas no projeto.

Obras que entreguei

Além da escultura do Groot (que vocês já viram aqui), eu fiz outros trabalhos durante o projeto, sendo dois deles em conjunto.

  • Capacete Stormtrooper – Star Wars

Tendo sua base de jornal e coberto por papel machê, eu fiz o capacete em dupla com a Yasmin Froede, sendo construído por mim e pintado por ela.

  • Escultura Bezerro

Esse bezerrinho foi feito com isopor reutilizado do trabalho de Topografia de alguns alunos e também coberto por papel machê. Tudo bem que ficou parecendo uma vaquinha, mas o que seria o bezerro se não uma vaquinha pequena? haushus

  • Escultura Gaia

Medindo mais de 1,60 de altura, esse foi de longe o mais trabalhoso. A ideia inicial foi desenvolvida por mim e Yasmin Froede, tendo a base estrutural feita por seu irmão, Daves Froede e contou também com a ajuda de alguns amigos na aplicação do machê.
Inspirada na mãe natureza e na justiça, a escultura procura expressar a degradação ambiental causada com o crescimento das cidades, buscando mostrar a partir dela a importância do conceito de sustentabilidade na construção civil.
Cada lado da escultura sofre um impacto de acordo com a balança que sustenta. O mais leve é definido por uma área florestal e garante vida ao seu lado. Enquanto isso, o lado que pesa mais é definido por uma cidade e seus edifícios padronizados, que degrada o lado da escultura que o mantém.


Participar desse projeto me permitiu expandir ainda mais meus conhecimentos e capacidade de trabalho em grupo produzindo arte com materiais que seriam descartados. A partir dele fui capaz de perceber e também mostrar que vários materiais até então “inúteis” podem ter um fim diferente do que já estamos acostumados. É prazeroso poder se expressar ao mesmo tempo em que nos conscientizamos do valor que o que consideramos “lixo” pode ter, e do bem que faz reutilizar o mesmo.

2 thoughts on “Projeto RECICL-ARTE

Deixe um comentário

