5 livros de Arquitetura que li no primeiro semestre

Morte e Vida de Grandes Cidades - Jane Jacobs.jpg Desde que as aulas começaram não tive tempo para me dedicar ao blog. Em parte, por estudar longe e também pela faculdade em si já ocupar muito tempo. É por isso que decidi aproveitar as férias para trazer um pouco do que dei por lá. A partir disso, resolvi começar trazendo um breve resumo sobre alguns dos livros que li nesse semestre.

A vantagem de passar uma hora no ônibus de casa até a faculdade é que eu posso ler durante a viagem (quando vou sentada haushaus), e isso foi algo que me ajudou muito na absorção dos conteúdos dados lá.
Hoje eu separei somente os livros que li para a disciplina de IAU, já que para outras só li no máximo um, recorrendo mais a normas e apostilas.

1. Uma Introdução à Arquitetura (COLIN, Silvio)


uma-introducao-a-arquitetura-silvio-colin

De leitura rápida, o livro insere o leitor no universo arquitetônico de maneira simples. Introduzindo definições sobre o que é arquitetura e de que forma ela se insere no meio urbano. Além de apontar os três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas, seguindo a tríade vitruviana.
O autor apresenta também a arquitetura como arte, apontando suas semelhanças e diferenças com as demais e o que um edifício necessita para ser considerado uma obra-prima.

2. A Imagem da Cidade (LYNCH, Kevin)


A Imagem da Cidade Kevin Lynch.jpg

A imagem que temos da cidade pode diferenciar de acordo a nossa posição no meio urbano. No entanto, em todos os casos a arquitetura se mostra importante na percepção que temos dela. Desse modo, o autor demonstra a influência da arquitetura na visão que temos da cidade, por meio da análise de três cidades americanas (Boston, Jersey City e Los Angeles) questionando a percepção que seus habitantes possuem do local. Além disso, Lynch identifica cinco elementos físicos que constituem as imagens das cidades, sendo eles: vias, limites, bairros, pontos nodais e marcos, que coexistem se sobrepondo e interpenetrando constantemente.

3. Arquitetura forma, espaço e ordem (CHING, Francis)


Arquitetura Forma Espaco e Ordem Francis D K Ching.jpg

O espaço faz parte da nossa vida de forma onipresente. Por meio dele nos relacionamos com outras pessoas e o ambiente a nossa volta. Desse modo, a arquitetura se mostra a partir do momento em que esse espaço passa a ser planejado. A partir disso, o livro aponta de forma prática, com o uso abundante de ilustrações e exemplos reais, as diferentes disposições que podemos dar ao espaço e sua influência na função local e nas relações que se constituem ali.

4. A Cidade como um Jogo de Cartas (SANTOS, Carlos Nelson F. dos)


A cidade como um jogo de cartas Carlos Nelson.jpg

O livro procura a partir da história do planejamento urbano no Brasil, buscar um caminho para o planejamento urbano de Roraima. Sendo seu título, uma metáfora sobre os jogos de poder que ocorrem nas cidades. Apontando os padrões que seguem os planejamentos, a necessidade da participação das pessoas no mesmo, sua influência nas relações, além da importância da diversidade arquitetônica.

5. Morte e Vida de Grandes Cidades (JACOBS, Jane)


Morte e Vida de Grandes Cidades Jane Jacobs.jpg

Dos cinco, esse é o meu favorito, o modo como a Jane escreve torna o assunto de fácil entendimento e nos levanta questões sobre influência arquitetônica que muitas vezes não observamos.
A autora explica o funcionamento e necessidades das cidades, com base no questionamento sobre planejamento urbano e de reurbanização, estabelecendo críticas aos seus planejadores. O que torna uma cidade segura;  a importância da diversidade, ruas e calçadas; e de que modo a arquitetura influencia nisso tudo, são temas retratados no livro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s