10 coisas que todo vegetariano está cansado de ouvir

10
Desde que decidi me tornar vegana, a maior dificuldade que encontrei foi como lidar com os comentários de algumas pessoas. Como se não bastasse, são sempre os mesmos e sem nenhuma base (parece que eles escutam em algum lugar e saem reproduzindo), se tratando apenas de falácias.

Olá pessoas! Finalmente pude voltar e dessa vez, como eu havia dito anteriormente, trouxe um post diferente dos que eu fazia antes de mudar o nome do blog.
A questão é que esse mês alguns amigos meus se interessaram pela dieta vegetariana, então minha amiga Ludimila, sugeriu que eu fizesse um desafio. Logo, para complementar resolvi separar algumas coisas que eles com certeza vão ouvir, e deixei respostas para que não fiquem na dúvida 😀

1.  “As plantas também morrem e/ou sentem dor”

Nesse eu nem preciso discutir o fato delas sentirem dor ou não, e embora não tenham sistema nervoso, vamos imaginar que elas sintam, ok? Se as plantas sentissem dor, ao deixar de comer produtos de origem animal você contribuiria para a diminuição do “genocídio” das plantas. Afinal, antes de chegar a sua mesa o animal as consome, logo você contribui para que a morte delas seja dobrada.
Ademais, não se deve comparar a morte de um ser senciente com de uma planta. Você sabe como os animais morrem?

2. “Tem crianças/pessoas passando fome e você se preocupando com os animais”

O que você faz por elas? (grande parte das pessoas que falam isso, não fazem nada) Sabia que deixando de consumir produtos de origem animal, você estaria contribuindo não só para o bem dos animais e do planeta, mas também para a população que passa fome? Pense comigo: os animais que você consome precisam se alimentar, correto? Levando em conta que é necessário ele chegar até certa idade para poder ser abatido, imagina quantos grãos ele deve consumir que poderiam ser direcionados a elas (assista), sem contar que eles só se reproduzem em larga escala devido a interferência humana.
Além disso, a indústria de carne está bem longe de ser um caminho para o fim da fome, pois além da carne ser cara (e fraca), ela desperdiça uma enorme quantidade de grãos que poderiam ser direcionados a essas pessoas, como eu disse anteriormente.

3. “Jesus comia carne”

Vocês esquecem que isso era o contexto alimentar da época, se tratando apenas de moral e não ética. Pensa comigo novamente: no Brasil se consome vaca, certo? Mas cachorro não é “correto” consumir. Já na Índia, a vaca é sagrada, assim como na China existem alguns locais em que consomem cachorro. Sentiu o choque cultural e não, ético?
Obs.: Isso não significa que os cachorros aqui não sofram, assim como as vacas lá.

4. “O leão come a zebra”

Ah! É mesmo, esqueci que o leão vai ao mercado comprar animais provindos de indústrias exploradoras que tem como objetivo obter o maior lucro possível.
Não compare sua ida ao mercado com caça. Além do que, os leões não caçam com roupa, tão pouco com armas e muito menos mascaram o sabor da carne cozinhando e adicionando temperos para adequar a seu paladar. Eles agem por instinto e não tem a capacidade de substituição como nós.

5. “De que adianta você parar de comer se os outros não vão parar?”

As pessoas andam tão preocupadas em saber se os outros estão fazendo a parte deles que esquecem de fazer a sua. Se todos pensarem dessa forma, nada vai mudar. Lembra da fábula do beija-flor e o incêndio? Então não deixe de fazer sua parte pensando nos outros.
Sozinhos fazemos a nossa parte, juntos podemos fazer a diferença 🙂
“Seja a mudança que você quer ver no mundo”,
 Mahatma Gandhi.

6. “Mas não precisa matar o animal pra pegar o leite / ovo”

Embora não mate diretamente o animal produtor, a indústria de ovos e laticínios é tão cruel, se não pior, que a de carne, visto que mantém a fêmea viva por mais tempo para explora-la todos os dias e retirar seus ovos ou leite, tendo como fim o abate.
Enquanto as fêmeas desses animais são exploradas, os machos, por sua vez, tem suas vidas tiradas por serem “inúteis”. Os bezerros são direcionados a produção de vitela, já os pintinhos, tendo uma vida muito mais curta que os bezerros, são mortos pouco tempo depois de saírem dos ovos.
Não podemos esquecer também que o leite só é produzido quando a fêmea engravida, não preciso nem dizer o que é feito para aumentar a produção, né?

7. “Vegetariano só come folha”

Aham…

8. “Mas nem peixe / carne branca?”

9. “Eu até viraria vegetariano, mas eu amo carne / não gosto de vegetais

mentira gente, sou da paz huahuas

10. “Isso é religião?”

 Se identificou com alguma?
Agora se você é um dos que já disse, espero que tenha aberto sua mente, embora eu tenha respondido apenas as seis primeiras (acho que as outras nem precisam de resposta, né?). Mas enfim, o que eu quis passar com esse post, é que antes de sair falando essas coisas procure conhecer um pouco o motivo pelo qual a pessoa se tornou vegetariana, isso não dói e te priva de sair como chato 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s